O Festival Musical Vegano, de 8h às 22h deste sábado (15), na Casa das Artes, em Belém (PA), reúne expressões musicais produzidas na Amazônia paraense. O evento, com entrada franca, oferece atividades paralelas sobre temáticas socioambientais, como feiras de produtos naturais e orgânicos, de produtos veganos e economia criativa colaborativa. A programação é resultado do Prêmio Produção e Difusão Artística 2018, da Fundação Cultural do Pará (FCP).
O festival visa mobilizar uma nova geração de artistas independentes da cena musical regional paraense e amazônica para o diálogo com o público acerca de temática variada, como veganismo, direito animais, sustentabilidade, consumo consciente, racismo e machismo, informa um dos idealizadores do Festival, Flávio Oliveira.
Ainda segundo a coordenação, desde 2016 a equipe do Festival realiza eventos culturais com esse objetivo, a fim de promover economias criativas colaborativas e comunitárias, o respeito às diversidades e o engajamento no combate às opressões sociais.
Livre expressão
Segundo Flávio Oliveira, o evento pretende fornecer espaço para os artistas se expressarem de forma livre, responsável e engajada. “Que as temáticas vegana, socioambiental, de respeito às diversidades e de combate às opressões sociais sejam colocadas em pauta. E que o público se sinta acolhido e convidado a participar de tudo isto que estamos preparando”, diz.
O evento terá a parceria de uma empresa que trabalha com copos reutilizáveis, que vai disponibilizar pelo sistema de caução ou venda o uso de copos retornáveis personalizados para consumo de bebidas. O objetivo é diminuir o uso de materiais plásticos descartáveis e o impacto ambiental durante o Festival de Música. O público poderá escolher se levará o próprio copo retornável ou se usará o serviço disponível no evento.
Serviço: O Festival Musical Vegano começará às 8h e terminará às 22h. Durante todo o sábado haverá apresentação de grupos musicais, de performances e intervenções artísticas, além da Feira Vegana, Práticas de Bem-estar e Compartilhamento de Saberes.
Feira orgânica: das 8 às 12 h. Exposição e vendas de produtos orgânicos da Associação Pará Orgânico, Produtores do MST, do Grupo de Consumo Agroecológico (Gruca) e Instituto Alachaster.
Feira vegana: das 10h às 21h30. Exposição e venda de produtos artesanais veganos, na praça de alimentação.
Atividades colaborativas
Yoga: das 8h às 9h.
Roda de conversa: das 9h30 às 11h – Tema: Envenenamento civilizatório: as contramedidas do veganismo.
Fonte: G1