EnglishEspañolPortuguês

RECIFE (PE)

Fêmea de coandu-mirim volta para natureza após ficar dois meses em tratamento

21 de abril de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | Parque Estadual Dois Irmãos

Uma fêmea de coandu-mirim, espécie de porco-espinho ameaçada de extinção, voltou para a natureza na terça (19), após dois meses em tratamento no Parque Estadual Dois Irmãos, no Recife. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, a fêmea adulta foi achada no dia 12 de fevereiro.

O animal estava no entorno do parque, machucado e com uma laceração grave em um dos membros quando foi resgatado. Após receber atendimento, passou por cirurgia de reconstrução e ficou no hospital veterinário do zoo, de onde, após melhoras, foi transferido para um espaço de readaptação.

Após avaliação do corpo técnico do parque, a coandu-mirim recebeu alta, nesta terça, e voltou para o seu ambiente natural. A reintrodução foi feita na mata do Parque Estadual Dois Irmãos.

Conhecido como “coandu-mirim” o animal tem o nome científico coendou speratus. A espécie de porco-espinho é endêmica do Brasil e pode ser encontrada no Nordeste, nas florestas costeiras de Pernambuco e ao Norte do Rio São Francisco, nos estados de Alagoas e Pernambuco.

Com espinhos castanho-escuros com a ponta avermelhada, o animal se alimenta de sementes e tem hábitos noturnos. A espécie foi considerada ameaçada de extinção em virtude da fragmentação do habitat e da caça predatória.

Fonte: G1 

 

    Você viu?

    Ir para o topo