Roberta Felix
[email protected]
Amanhã (4) é dia de São Francisco de Assis. Por ser o padroeiro dos animais, o santo divide com eles o dia 4 de outubro. Hoje e amanhã, duas feiras de adoção levam 95 cães e gatos para encontrarem novos tutores.
Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Filho de comerciantes, viveu a juventude usufruindo a riqueza da família. Quando se converteu, fez o voto de pobreza, que seria mais tarde a base da Ordem Franciscana. A fraternidade universal que pregava inclui o respeito ao meio ambiente e aos animais como criaturas de Deus. “Francisco fala de não estar acima das criaturas, mas com elas”, esclarece o frei Carlos Alberto. Por isso, o dia de São Francisco é também dia dos animais.
Hoje, a Associação Protetora dos Animais para Tratamento e Adoção (Apata) leva 40 animais para o Shopping Center Um. Também serão prestadas orientações sobre comportamento animal. Os organizadores das duas feiras receberão também doações de ração, medicamentos e jornais.
Os cães e gatos disponíveis para adoção na feira estão vacinados, vermifugados e alguns castrados. Acolhidos das ruas, recebem tratamento veterinário e outros cuidados. Amanhã, a feira que ocorre na praça do Santuário de Fátima é realizada pelo Abrigo São Lázaro, onde cerca de 100 animais vivem dependendo de doações. No local, haverá também vacinação contra a raiva e sorteio de uma cesta de produtos veterinários.
Quem quiser adotar um animal precisa levar a carteira de identidade, o CPF e um comprovante de endereço com fotocópia. Os futuros tutores passam por uma entrevista e assinam um termo de responsabilidade. “É importante saber se o tutor tem vontade e condições de receber o animal e se a família aceita. A gente não quer que o animal volte pras ruas”, reforça a dona do abrigo, Rosane Dantas.