A Feira de Adoção de Animais, realizada pela Prefeitura de Guarujá, encerrou suas atividades com sucesso no último fim de semana. Aproximadamente 150 animais, entre cães e gatos, ganharam uma nova família por meio da Feira. O evento, que teve início no dia 7 de janeiro e encerrou no domingo (12), foi organizado por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, em parceria com o Grupo SOS Animal.
O objetivo da ação era oferecer aos animais um novo lar e passar para os novos tutores todas as orientações sobre a guarda responsável. Para adotar um animal, o novo tutor assinava um termo de responsabilidade de adoção, para que, em caso de maus-tratos, o responsável seja penalizado. O sucesso da feira se deve à atenção que a Coordenadoria vem tendo com os animais, com o apoio da SOS Animal e outras organizações ligadas à causa.
A coordenadora de Bem-estar Animal, Débora Moraes Frik, conta que a Feira correspondeu às expectativas. “Nosso intuito era proporcionar um lar digno aos bichinhos. E conseguimos. Não simplesmente adotar vários animais e correr o risco de que eles fossem abandonados posteriormente”, explica. Segundo o membro e voluntário do Grupo SOS Animal, Reginaldo Vieira, o número de adoções foi muito maior que a expectativa da organização. “A receptividade das pessoas foi bastante positiva. Através do sucesso desta Feira, nós pretendemos realizar novos eventos. Percebi que as pessoas chegam ao local para adotar mesmo e não apenas para olhar os animais”, destaca.
Conscientização – Apesar do alto número de adoção que a Feira obteve, Débora alerta a população sobre o número de abandono, que infelizmente, aumentou neste período. “As pessoas perceberam a melhora em nossa estrutura e, com isso, o número de abandono cresceu muito. Para se ter uma ideia, na primeira semana da Feira foram quase 30 animais abandonados”, acrescenta a coordenadora.
Adoção – Os interessados na adoção devem comparecer ao Canil Municipal (Rua Professora Maria Lídia Rego Lima, 301 – Jardim Conceiçãozinha) levando comprovante de residência e documento de identidade com foto. Para efetivar a adoção é necessário ter mais de 18 anos.
Fonte: Correio do Brasil