Imagens impressionantes de um enorme cardume de raias nadando na Baía de Tampa, na Flórida, nos Estados Unidos, foram divulgadas por cientistas ambientais do Condado de Pinellas, que avistaram o grupo durante uma coleta de amostras de rotina para analisar a qualidade da água no local.
Se acordo com a Reef World Foundation, as raias se agrupam em águas rasas e quentes quando estão prontas para reprodução ou migração, mas também podem estar atrás de alimento quando se reunem em um grupo grande como este. Autoridades do Condado de Pinellas disseram a cobertura de jornalismo local que as raias possivelmente são atraídas pela água quente liberada por usinas de energia próximas.
This massive “fever,” the term for a large group of cownose rays moving together, was spotted in Old Tampa Bay and captured from a glass-bottom canoe. Scientists say they may have been migrating, feeding, or enjoying warmer water. pic.twitter.com/5QzmQUADh2
— AccuWeather (@accuweather) February 16, 2026
Em inglês, um cardume de raias recebe o nome de “fever of rays”, ou febre de raias, devido sos seus movimentos coletivos lembrarem uma pessoa tremendo de febre alta.
Raias-águia são nadadoras de águas abertas com nadadeiras pontiagudas em forma de asa. Alimentam-se de moluscos e crustáceos , esmagando as suas conchas com os dentes achatados. São excelentes nadadoras e conseguem saltar da água até vários metros acima da superfície.
Fonte: Um só Planeta