EnglishEspañolPortuguês

FENÔMENO NATURAL

'Febre de raias': cardume gigante é flagrado por acaso em praia na Flórida (EUA)

Cientistas faziam uma coleta de água a partir e uma canoa com o chão de vidro quando foram presenteados com o balé das raias nas águas

18 de fevereiro de 2026
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Redes sociais

Imagens impressionantes de um enorme cardume de raias nadando na Baía de Tampa, na Flórida, nos Estados Unidos, foram divulgadas por cientistas ambientais do Condado de Pinellas, que avistaram o grupo durante uma coleta de amostras de rotina para analisar a qualidade da água no local.

Se acordo com a Reef World Foundation, as raias se agrupam em águas rasas e quentes quando estão prontas para reprodução ou migração, mas também podem estar atrás de alimento quando se reunem em um grupo grande como este. Autoridades do Condado de Pinellas disseram a cobertura de jornalismo local que as raias possivelmente são atraídas pela água quente liberada por usinas de energia próximas.

Em inglês, um cardume de raias recebe o nome de “fever of rays”, ou febre de raias, devido sos seus movimentos coletivos lembrarem uma pessoa tremendo de febre alta.

Raias-águia são nadadoras de águas abertas com nadadeiras pontiagudas em forma de asa. Alimentam-se de moluscos e crustáceos , esmagando as suas conchas com os dentes achatados. São excelentes nadadoras e conseguem saltar da água até vários metros acima da superfície.

Fonte: Um só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo