(da Redação)
Após anos de protestos de ativistas de bem-estar animal, o Los Angeles Shriners anunciou na semana passada que não irá utilizar animais em apresentações programadas para este ano entre os dias 11-13 de abril, segundo informações do Los Angeles Daily News.
Será a primeira vez em 88 anos que o grupo circense terá espetáculos livres de exploração animal, de acordo com Ed Stewart, presidente da ONG PAWS com sede na Califórnia. “A PAWS elogia o Shriners por ter tomado esta decisão de apresentar um evento de angariação de fundos que não terá a participação de animais”, disse Stewart, ex- treinador de animais de Hollywood com mais de 30 anos de experiência cuidando de elefantes e outras espécies exóticas.
O Shriners existe desde 1906 e cada grupo local abriga seu próprio circo, e faz a locação de animais a partir de uma série de empresas.
Dan Patterson, postou no forcechange.com que de acordo com bornfreeusa.org, o “USDA (departamento fiscalizador) acusou o Shrine Circus de não fornecer assistência veterinária; alimentação adequada, água e abrigo para os animais; e não tratar os animais de forma que garanta a sua segurança, bem como a segurança pública.”
“O grupo conta com atos aéreos, palhaços, passeios, jogos e outras formas de entretenimento. Animais não são mesmo necessários para entreter pessoas e para levantar fundos”, afirma a forcechange.com, responsável por recolher assinaturas para uma petição direcionada ao Los Angeles Shriners.
“Se o show for um sucesso talvez outras partes da companhia se sintam atraídas a deixar de usar animais em seus próprios circos. Isso seria um grande triunfo para os direitos animais nos Estados Unidos”, observa Patterson.
“Não importa a razão do Shriners de decidir se tornar livre de animais este ano, isto é um importante sinal dos tempos”, disse Ed Stewart. “Circos com animais são desumanos, desatualizados e devem ser uma coisa do passado.”
O circo está programado para os dias 11-13 de abril no Al Malaikah Shrine Center, em Los Angeles e promete jogos, passeios e diversões em abundância, segundo o site do grupo. Os recursos arrecadados serão usados principalmente para apoiar as crianças dos hospitais da empresa. “A PAWS estará lá para apoiá-la”, disse Stewart.