Não é a primeira vez que em Caxias do Sul a Secretaria de Habitação é omissa e incentiva abandono. Nas áreas invadidas quando as famílias são removidas para os condomínios da Minha Casa Minha Vida são informadas que não podem levar seus animais, que acabam sendo abandonados para morrerem nas ruas.
Uma reunião foi realizada no dia 10/07/2013 com a Caixa Econômica Federal, UCS, Secretário da Habitação Renato de Oliveira, PAC, Soama, vereador Rafael Bueno e promotora Janaína de Carli no Ministério Público onde todos acordaram em castrar os animais das famílias, que as ONGS fizessem palestras de esclarecimentos sobre a mudança com os animais, que os que não pudessem ser levados seriam divulgados pelas ongs para que encontrassem um lar e que os órgãos públicos não incentivariam o abandono, comunicando as famílias que poderiam levar seus animais, como a lei federal permite.
Mas, desde aquela data, a Soama nunca foi procurada.
Uma pessoa não identificada informou, por email, que as reuniões com as famílias que serão removidas do Bairro Industrial, promovidas pela Prefeitura, estão sugerindo que as famílias levem seus animais até a Soama e que “o bom senso informa que não haveria espaço para os animais nos condomínios”.
O Ministério Público já foi comunicado, e os voluntários tentam contato com a Secretaria de Habitação.
Quem estiver passando por esta situação, pode procurar o Ministério Público (localizado próximo ao Fórum) e comunicar o acontecido. Ou, então, enviar email com telefone para [email protected].
Fonte: SOAMA