Uma família estava criando uma onça como um animal doméstico por oito meses, na região de Sucunduri, no interior do Amazonas. O animal foi resgatado quando ainda era um recém-nascido e como era órfã, a família optou por criá-la dentro de casa.
Porém, eles decidiram entrar em contato com o Instituto Onça-Pintada depois que percebeu que, recentemente, a onça estava querendo explorar mais a região, saindo do quintal onde ficava e indo para a casa dos vizinhos. De acordo com informações dadas pelo G1, o Ibama informou que a família temia que a onça pudesse atacar alguém ou se perder em alguma floresta.
A onça-pintada, carinhosamente apelida de de Kiara, chegou no instituto durante o último sábado, 11 de junho. Ela foi encaminhada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) até a cidade Mineiros, onde há um centro de referência no resgate e reprodução destes animais.
Depois de uma longa viagem, de quase 3 mil quilômetros, Kiara chegou bem no local. A diretora executiva do instituto, Anah Jácomo, informou que futuramente os profissionais devem tentar parear a Kiara com um macho do mesmo bioma dela.
“A Kiara, que é essa jovem, foi encaminhada pelo Ibama, é uma onça amazônica. Futuramente, ela vai ser pareada com um macho do mesmo bioma, contribuindo assim para a conservação da espécie”, disse Anah.
Fonte: Revista Pais e Filhos