Por Roberto Martins (em colaboração a ANDA)
Nesta quinta-feira (26), uma equipe da Polícia Militar Ambiental da 4ª Companhia deslocou-se até o Bairro Aquidaban, no município de Cachoeiro de Itapemirim, para realizar o recolhimento de um papagaio, ave nativa da fauna brasileira, que foi entregue de forma espontânea pelo senhor Alexandre Augusto Dias Ferreira, de 43 anos, técnico em eletrônica.
Os policiais foram informados de que o pássaro encontrava-se tutelado pela família há cerca de oito anos e fora adotado no Estado da Bahia. O tutor, conscientizado, sentiu o desejo de ver o animal silvestre solto na natureza.
Alexandre Augusto, emocionado, disse que “em diálogo com minha família, que estava reunida para o Natal, conversamos sobre o Fred, o nosso papagaio, e chegamos ao consenso de que o melhor para ele era ser devolvido à natureza. Vamos sentir saudades, mas sabemos que isso é o melhor para ele”.
A ave resgatada foi encaminhada para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), localizado no município de Aracruz, onde receberá os cuidados necessários para que possa se adaptar ao meio ambiente natural.
Orientação:
A Polícia Ambiental informa que nos casos de entrega voluntária o tutor exime–se do crime de manter animais silvestres em cativeiro tipificado na Lei 9.605/98, bem como das medidas administrativas, que, no caso, seriam de multa.