Uma família a bordo de um navio de cruzeiro encontrou um passageiro clandestino inesperado durante suas férias pelo Mediterrâneo. Um pássaro estava escondido sob o degrau de uma banheira de hidromassagem localizada no 16º convés do navio. Ele foi identificado como um codornizão, espécie ameaçada de extinção.
O animal estava ‘tremendo’ quando foi encontrado, mas recebeu todo o cuidado possível de Charlene Halsey e seus filhos. Eles avisaram a tripulação do navio e passaram a monitorar o pássaro em seu esconderijo na banheira. Em alguns momentos, a família levava o codornizão para sua cabine durante a noite para mantê-lo aquecido e confortável.
Não se sabe ao certo como o animal foi parar no barco. Uma hipótese é que ele possa ter feito uma pausa durante a viagem pelo Mediterrâneo e ficado preso após o início de um temporal.
A família Halsey é apaixonada por animais e queria garantir que o codornizão fosse bem cuidado após o barco atracar em Portland, Inglaterra, no dia seguinte. Após uma breve pesquisa, o grupo identificou a ave como um codornizão (Crex crex) e providenciou para que um especialista em resgate de aves a recolhesse em segurança.
“Recebi um telefonema incomum esta manhã de um passageiro que ia embarcar em um cruzeiro. Ele avistou um pássaro se abrigando da chuva no navio. O navio iria atracar no porto de Portland para pegar mais passageiros, então concordei em encontrá-lo. O clandestino era um codornizão, uma ave ameaçada de extinção que passa o verão na Escócia e depois migra para a África no inverno”, escreveu Derek Davey, um resgatador e reabilitador de aves, sobre o incidente nas redes sociais.
Antes de desembarcar, a ave ganhou o nome de Aaron Burrd, em homenagem a Aaron Burr, do musical de sucesso Hamilton. Além disso, foi enrolada em uma toalha para se manter aquecida.