Eles não são nativos do Brasil e não costumam ser vistos zanzando por aí. Mas na tarde de ontem, uma família de chimpanzés mobilizou a Polícia de Militar (PM) de Borebi (45 quilômetros de Bauru). Segundo informações do cabo Adilson José Feitosa, moradores do Centro da cidade acionaram a PM ápós avistarem os macacos.
De acordo com Adilson, por volta das 15h os moradores da rua 12 de Outubro chamaram a polícia ao perceber a aproximação do primeiro chimpanzé, que possuía tamanho similar a de uma criança de 12 anos. “Ele estava bastante agitado e parecia agressivo, agitando os braços”, conta. Ele solicitou apoio do Policiamento Ambiental, que ficou de mandar uma viatura para a cidade.
Algum tempo depois, apareceram outros três macacos: um adulto e dois filhotes. “Acreditamos que o chimpanzé estava bravo, pois devia estar tentando proteger sua família”, avalia o policial. Quase três horas depois, os macacos fugiram, seguindo pela mata que existe na proximidade. Ele ligou para a Polícia Ambiental, que acabou chamando a viatura de volta para a base.
O policial informa que não há circos, nem zoológicos em Borebi ou na área próxima, que poderia explicar a presença de chimpanzés na cidade. Uma das alternativas avaliadas pelo PM é que os animais seriam criados em alguma propriedade rural da região e acabaram sendo soltos ou fugindo do cativeiro.
Fonte: JCNet