Um pit bull e uma rottweiller em situação de total abandono estavam vivendo com os três filhotes em uma casa trancada localizada no centro de Sorocaba, em SP.
O descaso chegou ao fim quinta-feira (29), quando um grupo de comerciantes e integrantes de uma ONG que cuida de animais vítimas de maus-tratos decidiu resgatar os cães com a ajuda do Corpo de Bombeiros.
A comerciante Marilda Martins conta que semana após semana pessoas que vivem ou trabalham nos arredores da casa nº 620 da rua Padre Luiz foram se revoltando com a situação. “Apenas uma janela foi deixada para os cães entrarem e saírem. Cheguei a comprar ração para eles comerem. Esta quinta-feira (29) foi o limite”, conta.
A fome dos cachorros teria feito com que o pit bull comesse dois de seus outros filhotes. “Os corpos dos cãezinhos foram retirados por um rapaz, que jogou um bife para distrair o pit bull e pegou os filhotes por causa do mau cheiro causado”, diz Felipe Sá, morador da area.
A situação pegou de surpresa até Regina Santos, que aluga a casa à tutora dos cães. “A inquilina costuma fazer viagens longas e, segundo os vizinhos, os cães sempre sofrem com isso”, afirma. O caso de maus-tratos será alvo de um inquérito aberto pela Delegacia de Proteção Animal, que opera no 7º DP, em Brigadeiro Tobias.
Revolta e mãos dispostas a ajudar
Com lágrimas nos olhos, Eliana Allegretti, presidente da Fundação Alexandra Schlumberger, participou do resgate dos animais. Os três filhotes foram levados para o abrigo da entidade e, depois de tratados, seriam colocados para adoção. “É inconcebível que uma pessoa trate um animal dessa forma.
Pelo tanto de gente que acompanhou o resgate, percebemos que a repulsa é geral. Isso é um fato positivo”, afirma.
Os cães adultos foram levados pelos bombeiros ao abrigo da Zoonoses. Em razão do longo tempo pelo qual os abandonou, a tutora não poderá recuperá-los. Os animais terão a saúde avaliada e, se estiverem saudáveis, já poderão ser doados.
Denúncias sobre maus-tratos podem ser feitas à delegacia especializada pelo telefone (15) 3236-6126.
Fonte: Rede Bom Dia