EnglishEspañolPortuguês

DESCANSE EM PAZ, POWELL

Fama internacional: gato 'não binário' que vivia na Universidade da Califórnia morre aos 10 anos

Powell, como era conhecido pela comunidade da UCLA, contava com mais de 15 mil seguidores no Instagram e era amado por todos

17 de março de 2023
6 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Instagram

Powell, o gato mascote da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), uma das mais conhecidas do mundo, morreu aos dez anos na última quinta-feira (9).

Nessa quinta-feira (16), os seus admiradores vão reunir-se no centro universitário para homenagear o gato que, embora não fosse o mascote oficial, contava com mais de 15 mil seguidores na sua página no Instagram, em que é descrito como não binário, devido seus pronomes serem “They/Them”, usado nos EUA para pessoas que não se identificam com o gênero masculino nem o feminino.

“Estamos com o coração partido em anunciar que Powell morreu. Esperamos que esteja a receber muitas festas na barriga no paraíso dos gatinhos. Descansa em paz, Powell”, escreveu a UCLA no Twitter.

A causa da morte é desconhecida, mas os seus cuidadores acreditam que o felino tenha morrido de problemas no coração. Apesar de ser descrito como um gato saudável, “a morte súbita não é incomum na espécie” enfatizou a sua página oficial. Ainda assim, frisam que o gato “morreu em paz”.

Nas redes sociais, os estudantes, visitantes e funcionários relembram os momentos com o felino. Estão também sendo vendidas camisetas com a fotografia de Powell para a grande homenagem esta semana.

Não se sabe, ao certo, quando o gato escolheu o espaço como a sua casa. Mas as suas fotografias mais antigas remetem a 2015. Desde 2020, era Kathy Brown, a assistente da bibliotecária, a responsável pelos seus cuidados. Durante a pandemia, Kathy fazia questão de visitar o gato diariamente para ter a certeza de que gatinho tinha comida e estava num local seguro.

“As pessoas chamavam-no de o mascote informal da UCLA”, disse ela ao jornal norte-americano Los Angeles Times.

O felino fazia parte das tradições da universidade e era sempre mencionado durante as visitas de apresentações.

Powell tinha como lugar favorito a biblioteca Powell Library, batizado em sua homenagem. No entanto, andava pelo campus e era sempre visto a apanhar sol ou a brincar com os brinquedos ou catnip que recebia dos seus admiradores. O felino era conhecido por ser amigável e estar sempre a pedir abraços para diferentes estudantes e funcionários.

“Uma das minhas memórias favoritas é que Powell sempre saltava para o nosso colo e punha-se confortável. Mesmo se tivéssemos de ir para algum lugar, não podíamos sair porque ele estava ali. Muitas vezes ele foi o culpado de atrasar os estudantes para as aulas”, afirmou. A última vez que o viu, há cerca de uma semana, Kathy disse que as suas pernas ficaram dormentes após o patudo resolver descansar no seu colo.

Navkaram Gurm, que se formou na universidade em 2021, disse que o gato era o protagonista de várias brincadeiras entre os estudantes. “Se o visse, tinha de publicar nos stories do Instagram”, relembrou.

Em sequência da sua morte, vários estudantes e admiradores pedem uma estátua ou uma pintura na parede para o homenagear. Apesar de estar abalada com a morte do companheiro, Kathy disse que é “reconfortante” ver o quanto Powell era amado.

Fonte: Canal do Pet

    Você viu?

    Ir para o topo