A falta de estrura no Canil Municipal de Macapá, localizado na Rodovia Jk, no distrito de Fazendinha, a 12 quilômetros da capital, está comprometendo o trabalho realizado pela carrocinha (veículo utilizado para recolhimento de animais), que passou a atuar somente nos casos em que cães abandonados apresentam risco à saúde pública, segundo informou o coordenador municipal de vigilância e saúde Flávio Ferreira.
“Nós recolhemos alguns animais que estão em vias públicas. Também existem casos em que a comunidade sente que o animal está com problemas neurológicos, aí então a carrocinha faz o recolhimento”, relatou Ferreira. “Mas sair na rua e procurar animais para realizar o recolhimento, isso nós não estamos fazendo”, acrescentou.
O Canil Municipal de Macapá abriga, atualmente, 10 cães que serão vacinados e disponibilizados para adoção. Como o espaço não comporta mais animais, a prefeitura pretende construir um Centro de Zoonose, que consiste em um espaço para tratamento de animais que possuem doenças infectocontagiosas.
“Já escolhemos a área onde funcionará o centro, falta apenas resolver as documentações para que os recursos sejam liberados pela Caixa Econômica Federal. O Centro de Zoonose funcionará próximo ao Parque de Exposições da Fazendinha”, reforçou o coordenador.
Fonte: G1