Os Jogos Nacionais de Inverno da Índia, previstos para ocorrer de 22 a 25 de fevereiro em Gulmarg, no território de Jammu e Caxemira, foram suspensos devido à falta de neve nas encostas do resort de esqui local. Aproximadamente 300 atletas de quatro modalidades – esqui montanhismo, esqui alpino, snowboard e esqui nórdico – seriam esperados para a competição, que agora não tem nova data definida.
Segundo a Associação de Jogos de Inverno de Jammu e Caxemira, a decisão foi tomada após constatação de que as principais encostas de esqui não possuem neve suficiente para a realização das provas. Normalmente, as encostas da região acumulam cerca de dois metros de neve nesta época do ano, o que não aconteceu este ano.
Além da suspensão do evento, a situação acende um alerta sobre os efeitos da emergência climática na região. A Caxemira enfrenta um déficit de 79% na precipitação pluviométrica este ano, o que tem preocupado especialistas. O clima quente e seco está afetando não apenas o setor turístico, mas também a agricultura local, que é a principal fonte de renda da região, situada ao norte da Índia.
A produção de frutas, especialmente maçãs, que alcança 2,5 milhões de toneladas anualmente, pode ser comprometida, assim como a ocorrência de incêndios florestais e o esvaziamento de lagos. A agrometeorologista Sameera Qayoom disse à agência Reuters que, em fevereiro, as temperaturas na região superaram em 12°C a média histórica, o que tem feito com que culturas que deveriam permanecer dormentes até o final do mês comecem a florescer precocemente. “Este é um padrão preocupante”, afirmou.
Além disso, dezenas de nascentes, incluindo uma no histórico Jardim Mughal de Achabal, já secaram devido à escassez de água, e o impacto da emergência climática pode afetar ainda mais a economia e o meio ambiente de Caxemira.
Fonte: Um Só Planeta