Um urso carinhosamente chamado de Hank está acima do peso após revirar latas de lixo e se alimentar com restos de comida para humanos. Com a destruição do habitat do animal selvagem, ele foi forçado a migrar para a região urbana e buscar alimentos próximo às casas. Câmeras de monitoramento já registraram o animal vagando à procura de comida mais de 100 vezes nos últimos meses. Muitos moradores, compassivos, estão alimentando o urso, mas especialistas temem que ele passe a deixar de temer o convívio com seres humanos e perca suas habilidades e instintos naturais.
Outra preocupação é que Hank, por estar com sobrepeso, cause danos ou se envolva em algum incidente com animais domésticos ou pessoas e seja condenado à morte. O urso está cinco vezes maior do que um animal saudável adulto da espécie. Especialistas e ativistas imploram que o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW) monte uma operação para resgatar Hank, reabilitá-lo, para que ele perca peso, e devolvê-lo à natureza, longe da região urbana, antes que o pior aconteça. Moradores incomodados com o animal tentam assustá-lo com sons altos, mas sem sucesso.
A organização em defesa dos animais The BEAR League está em busca de um santuário que possa acolher o urso. “Entramos em contato com o diretor de um excelente santuário de vida selvagem fora do estado, que concordou que ele tem espaço e estaria muito disposto a dar a esse urso um lar permanente. Nós notificamos [o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia] na terça-feira de manhã pedindo que essa opção fosse seriamente considerada em vez de matar o urso”, disse a diretora executiva da ONG, Ann Bryant.
Ativistas correm contra o tempo, pois enquanto o CDFW não toma uma atitude, já foram registradas mais de 150 ligações para a polícia de queixas contra o urso e o animal está sendo acusado de invadir propriedades e causar, pelo menos, 38 ocorrências de danos materiais. A The BEAR League pede que os moradores parem de tentar alimentá-lo e realizem o descarte do lixo de forma preventiva, a fim de evitar atrair o urso, mas os alertas são em vão. “Todos precisam fazer sua parte para manter os ursos longe de problemas, para que eles possam viver livres e selvagens”.