Até dia 31 de agosto, o Aldeamento Turístico Monte Santo, em Carvoeiro, Portugal, apresenta a exposição “Lince, a Terrível luta por existir – Uma história de sobrevivência ou extinção”.
Segundo a SOS Lynx, associação independente criada em 2000 para promover a conservação do Lince Ibérico, e responsável por esta exposição, este é o felino mais ameaçado de extinção no mundo. Apenas sobrevivem na natureza cerca de 200 exemplares. A espécie estendia-se por toda a Península Ibérica mas tem decrescido drasticamente, nas últimas décadas, devido à perda de habitat, falta de presas, alta mortalidade causada pelos atropelamentos nas estradas, caça e controle de predadores.
“Quisemos aproveitar agosto, o mês com mais movimento, para sensibilizar o maior número de visitantes para a relevância de uma consciência ecológica. Esta exposição, composta por oito painéis, apresenta o Lince Ibérico de uma forma didática e interessante, e mostra como estes felinos travam quase diariamente, a luta pela sobrevivência, não de um exemplar, mas de toda uma espécie. Acolher esta exposição é uma contribuição muito simples, mas como está ao nosso alcance, não deixaremos de concretizar”, afirmou Marc Sontag, diretor de Turismo Residencial da IMOCOM Hotels and Resorts.
A exposição está aberta à visitação até o dia 31 deste mês, no Carvoeiro, em Portugal, permitindo a todos conhecer melhor o Lince Ibérico – o último grande felino nativo da Península Ibérica e o mamífero mais ameaçado da Europa.
Fonte:Região Sul