A equipe de 14 cientistas, artistas, estudantes e empresárias está fazendo uma campanha contra o lixo marinho.
Elas pararam em Belfast para enviar a mensagem de que os plásticos de uso único estão obstruindo nossos oceanos.
“Estamos trabalhando para fazer com que o invisível seja visto. Estamos olhando para os micróbios e coletando amostras para análise dos cientistas. Queremos minimizar os danos gerados por plásticos de uso único”, disse Megan Ross, estudante de biologia marinha de Southampton.
A expedição não foi fácil. “Pegamos um clima muito difícil. Ele colocou muita tripulação fora de ação e, em um momento, apenas três da tripulação de 14 conseguiram se levantar e começar a caminhar”, acrescentou.
A equipe partiu de Plymouth, no Sudoeste da Inglaterra, em Agosto e chegou a Belfast, capital da Irlanda do Norte.
A viagem de 30 dias foi organizada pela eXXpedition, especializada em viagens de mulheres e tem o foco de ressaltar o impacto do plástico de uso único sobre os oceanos do planeta, os ecossistemas e a saúde humana, segundo a BBC.
Lucy Gilliam, co-fundadora da eXXpedition, disse que o propósito da viagem é divulgar a poluição plástica e tóxica e o impacto disso sobre a saúde humana.
A tripulação participou de uma limpeza da praia em Larne Lough durante sua visita à Irlanda do Norte. O que elas encontraram não as surpreendeu: o lixo plástico usual.
“O que encontramos foram muitas cadeiras de plástico quebradas e toneladas de garrafas. É uma história semelhante ao longo do litoral. Queremos desafiar as pessoas sobre o uso de garfos e facas de uso único e recipientes de isopor. Precisamos colocar pressão para a indústria mudar isso”, afirmou Lucy.