Uma capivara que estava havia cinco dias no mar de Olinda foi resgatada por guardas municipais, na Praia de Casa Caiada. De acordo com eles, o animal foi visto pela primeira vez no dia 17 de março e ficou até a terça-feira (21) perdido no local.
As capivaras são animais mais comuns em locais de água doce, e recentemente têm sido vistas em áreas próximas às margens do Rio Capibaribe — que, em tupi, significa “rio das capivaras”.
Vídeos enviados ao WhatsApp da TV Globo mostram a capivara nadando no mar de Casa Caiada e algumas pessoas tirando fotos do animal. O Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Olinda foi acionado por moradores da região.
No momento do resgate, a capivara estava embaixo de um veículo na Avenida Doutor José Augusto Moreira. Outros vídeos mostram o animal sendo imobilizado pelos guardas e, posteriormente, sendo colocado dentro de uma viatura.
Após o resgate, a Guarda Municipal encaminhou a capivara para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Tangará), localizado no bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, para receber cuidados e ser reabilitada para voltar ao habitat.
Outro resgate
Na quarta-feira (22), uma capivara foi resgatada por moradores de um condomínio no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife. A fêmea adulta estava bastante debilitada e foi levada ao Cetas para receber cuidados intensivos.
Fonte: G1