Dois golfinhos fêmeas foram encontrados mortos nesta quarta-feira (2) em uma praia da cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo. As fêmeas estavam grávidas e a causa das mortes foi afogamento. A confirmação aconteceu após uma necrópsia ter apontado que ambos os animais possuíam água no pulmão. O caso é similar ao do dia 25 de junho, quando sete golfinhos foram encontrados mortos no mesmo local após terem se afogado.
O biólogo do Aquário de Peruíbe, Thiago Nascimento, afirma que os dois animais foram encontrados próximo ao local onde os outros sete golfinhos estavam, na Praia das Ruínas, próximo à divisa com a cidade de Itanhaém. “Fizemos a necrópsia, mas já tínhamos uma noção do motivo das mortes porque haviam algumas marcas nas nadadeiras que pareciam sinais de que o animal havia se enrolado em alguma rede de pesca”, diz o biólogo.
O exame acabou constatando que a morte ocorreu por afogamento. “Infelizmente essas duas fêmeas também estavam grávidas então a perda foi maior ainda. Fizemos uma denúncia junto à Polícia Ambiental para tentar entender o que está acontecendo e posteriormente tentaremos realizar uma ação junto à população para conscientizar sobre os métodos de pesca”, conclui.
Fonte: G1