EnglishEspañolPortuguês

INDICIADA

Ex-secretária, marido e veterinária fizeram eutanásias de centenas de animais para reduzir custos e bater metas em Canoas (RS), conclui a polícia

Procedimentos eram realizadas de forma sistemática e sem qualquer critério dentro da Secretaria de Bem-Estar Animal. A orientação era matar cães e gatos mesmo que tivessem chance de sobreviver com tratamento adequado, aponta a investigação. Pelo menos 498 animais foram mortos em 8 meses.

28 de outubro de 2025
Vítor Rosa e João Pedro Lamas
8 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/RBS TV

A Polícia Civil indiciou a ex-secretária de Bem-Estar Animal de Canoas, no Rio Grande do Sul, o marido dela e a veterinária que era responsável técnica da pasta por um esquema de eutanásia de animais para reduzir custos da prefeitura com o tratamento dos animais e bater metas.

A eutanásia é um procedimento que, na medicina veterinária, é usado em casos onde o animal em tratamento de saúde não tem chances de recuperação.

Pelo menos 498 animais foram mortos em 8 meses, “uma matança desmedida”, segundo a polícia. Em todo o ano de 2024, quando o secretário era outro, foram 354, mesmo diante da demanda gerada pela enchente que atingiu o RS.

    Você viu?

    Ir para o topo