O caso
Toda a ação aconteceu no dia 2 de julho de 2023, no bairro Indaiá, em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Civil, o crime foi relatado pelo tutor do animal dias depois.
De acordo com o relato do morador, o cachorro ficou assustado com a ação dos guardas e começou a latir, momento em que um dos guardas atirou no animal, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
O caso foi registrado como abuso de animais na Delegacia de Caraguatatuba e foi aberta uma investigação para apuração do caso. À época, a polícia informou que laudos periciais estavam sendo elaborados e seriam analisados assim que concluídos.
O g1 apurou que o guarda havia sido nomeado em novembro de 2022. Ele ocupava o cargo titular de guarda civil municipal de 2ª classe e havia sido afastado do cargo ainda em julho, dias após a ocorrência.
De lá para cá, o Executivo abriu uma sindicância para apurar a ação do guarda civil. No dia 17 de novembro de 2023, a Prefeitura de Caraguatatuba publicou uma portaria que demitiu o servidor por violação ao código de conduta da GCM.
Fonte: G1