A ex-participante do Big Brother Brasil, Paulinha Leite, postou em rede social fotos com um golfinho explorado para entretenimento humano. As imagens foram feitas em Cancún, no México.
Condenados à vida em cativeiro, longe da imensidão do mar e privados de liberdade, os golfinhos são submetidos a intenso sofrimento, inclusive de ordem psicológica, ao serem explorados para fotos com turistas. Objetificados, eles são tratados como coisas a serviço dos seres humanos.
Sob a justificativa de estarem encantados com a oportunidade de aproximação com esses animais, turistas financiam a exploração de vidas inocentes munidos de um “amor” distorcido, que visa apenas satisfazer seus próprios interesses, sem levar em consideração o sofrimento ao qual o alvo desse suposto amor – o golfinho – é submetido.
“Foi perfeito, eu estou apaixonada demais”, escreveu a ex-BBB, ao publicar fotos ao lado do animal, que parece sorrir – a expressão do golfinho, porém, não reflete a sua realidade, já que seu “sorriso” é apenas uma característica física da espécie que não tem qualquer relação com o psicológico e o emocional desses animais.
Embora tenha recebido muitos elogios de pessoas que se alinham ao seu pensamento em relação a fotos com golfinhos, Paulinha também foi criticada por internautas conscientes da exploração e da crueldade impostas aos animais.
“Muito bonito por foto, mas os golfinhos sofrem demais com essa indústria do turismo”, escreveu um internauta. “Podia mostrar também a exploração animal por trás de cada foto”, disse outra pessoa. “Os animais não estão felizes nessas condições”, acrescentou um terceiro usuário do Instagram, onde as fotos da ex-BBB foram publicadas.
Ver essa foto no Instagram