O Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (7) que apresentou para consulta pública a proposta de retirada do lobo-cinzento (Canis lipus) da lista de animais ameaçados de extinção do país, fazendo com que a proteção da espécie, atualmente em nível federal, seja transferida para os estados.
De acordo com o governo norte-americano, a exclusão do nome na lista é resultado de um trabalho de proteção e recuperação feito por quatro décadas com a espécie em 48 estados.
O governo alega que houve crescimento de 300% na população de lobos nos últimos anos graças a ações de reintrodução realizadas em regiões como as Montanhas Rochosas.
Segundo a agência de notícias Associated Press, a decisão não foi bem recebida por cientistas e alguns parlmentares do Congresso. Eles afirmam que a ação é considerada prematura e dizem que os lobos precisam ser protegidos para que possam expandir ainda mais suas populações para outras porções do país.
Em um comunicado, o departamento informou que agora o lobo-cinzento-mexicano, uma subespécie do lobo-cinzento, passaria a receber uma maior atenção do governo, que trabalharia na reintrodução desses animais na natureza e na gestão das populações remanescentes.
As propostas, tanto de retirar a proteção do lobo-cinzento e a de aumentar os trabalhos de conservação de sua subespécie, foram abertas para consulta pública e devem receber opiniões por 90 dias após a publicação da proposta no diário oficial dos EUA.
Fonte: G1