Por Vanessa Perez (da Redação)
Uma coalizão de defensores dos animais nos EUA está lutando para colocar o leão africano na lista de animais em perigo, segundo informou o jornal ITN News.
Eles argumentam que a batalha para salvar os leões da extinção na sua terra natal deve começar nos EUA.
O grupo diz que o troféu de caça ou matar os leões por esporte é um dos maiores fatores que contribuem para a diminuição do número de leões africanos, já tão ameaçados pela crescente invasão humana e doenças. Eles também afirmam que os EUA são o principal importador de leões e partes do animal.
Grupos da conservação da vida selvagem entraram com uma petição no Departamento do Interior para listar os animais ameaçadas de extinção no âmbito da Lei de Espécies Ameaçadas.
Adam Roberts, vice-presidente executivo do grupo de conservação Born Free EUA disse que listar os animais ameaçados nos EUA, tornariam as coisas mais difíceis para os caçadores de troféus nos Estados Unidos, caso fossem importar os animais para o país.
Descrevendo o futuro dos leões africanos como perigoso e incerto, Roberts disse que os caçadores de troféus na América, em 2008, importaram duas vezes mais do que há dez anos atrás.
Defensores esperam pela proteção para os leões sob o relatório Endangered Species Act, que ajudará a elevar a consciência global sobre a situação do leão africano e aumentar o número de indivíduos dessa espécie.