Para inúmeras galinhas, perus e patos confinados em fazendas industriais, esse terror é real. É denominado de “despovoamento emergencial em massa” e é tão cruel quanto parece: as aves expostas à gripe aviária são sufocadas com uma manta de espuma semelhante à que os bombeiros usam para controlar incêndios de óleo combustíveis.
Sem ter como fugir, os animais são impotentes. Em 2017, ocorreram 14 surtos de gripe aviária nos Estados Unidos, desde a região do Alabama até Montana. A propagação o do vírus é perigosa para a saúde pública, mas é catastrófica para galinhas, perus e patos. Conforme os seres humanos consomem carne e ovos, milhares de aves vivem em armazéns e galpões fétidos, propagando a doença e ameaçando também os humanos. Quando as aves contraem a gripe, elas são mortas.
A espuma é o método de assassinato preferido das indústrias da carne e ovos desde 2006, quando sua utilização foi autorizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e pela American Veterinary Medical Association (AVMA). Informações divulgadas pela Alternet relatam que a espuma obstrui o trato respiratório das aves, incluindo a traqueia, mata 95% em sete minutos e um grupo inteiro em 15 minutos.
Em uma reunião organizada pelo USDA para determinar se o método de extermínio seria aprovado, um experimentador testemunhou que viu “cabeças de pássaros saindo da espuma” enquanto lutavam para fugir. Ele disse que eles ficaram exaustos.
No encontro, Holly Cheever, veterinária que cuida de galinhas há mais de 30 anos, disse que não há como determinar o quanto elas sofrem porque são escondidas pela espuma e provavelmente são incapazes de mostrar sua angústia. Segundo ela, a imobilidade dos animais diante da espuma não deve ser interpretada como ausência de estresse ou medo.
“Um toxicólogo veterinário certificado pelo conselho [declarou que] é possível que os ingredientes químicos da espuma acarretem irritação nos olhos das aves, nas mucosas e na pele”, frisou.
Ian Duncan, da University of Guelph, no Canadá, ressaltou que “a espuma é um modo terrivelmente desumano” de matá-los.
Apesar do testemunho de especialistas de que as aves sufocam com a espuma e têm seu sofrimento prolongado, a vontade das indústrias da carne e de ovos de adotar um método barato e eficiente de inúmeros animais prevaleceu quando o USDA e o AVMA consideraram a prática aceitável.
Não há uma maneira humana de matar dezenas ou centenas de milhares de animais. Não é necessário confinar aves dessa forma porque o consumo de carne e ovos é completamente desnecessário. Ao optar pelo veganismo, podemos poupar esses seres inteligentes e sensíveis de uma morte dolorosa, além de melhorar nossa saúde e proteger o meio ambiente.