Como operador de barcos que navega com mercadorias e carga ao longo do rio Bayano, no Panamá, Matusalen Garcia é um conhecedor da região como poucos. No entanto, em seus muitos anos de trabalho, ele nunca teve uma experiência como a que teve recentemente.
Na manhã de seu primeiro trabalho do dia, Garcia avistou uma figura pequena e escura lutando no rio. Inicialmente, não ficou claro o que era. Determinado, ele se aproximou e descobriu ser uma macaca uivadora. Vendo o animal em perigo, à mercê do rio e sujeito a crocodilos, Garcia decidiu ajudá-la.
A macaca, como mostram as imagens, aceitou prontamente a ajuda de Garcia. Esse foi o encontro mais próximo que Garcia já teve com uma macaca uivadora, e provavelmente foi uma experiência nova para o próprio animal. No entanto, em um breve momento de conexão entre os dois, parecia haver um entendimento mútuo.
No final, a macaca foi devolvida com segurança à costa, sã e salva após seu nado perigoso. Apesar de retomar suas atividades como de costume depois, Garcia sentiu um brilho extra em seu coração: “Eu me senti muito bem por poder ajudar aquela pobre animal”, disse ele.