Os cavalos-marinhos estão cada vez mais difíceis de serem encontrados em seu habitat natural no estuário do rio Cardoso, litoral do Piauí. Segundo a pesquisa de doutorado em Ecologia Aquática e Pesca da bióloga Laura Ternes, a presenças desses animais caiu 80% no estado.
O estuário é a área de transição costeira onde a água doce do rio se mistura com a água salgada do mar. No Piauí, esse espaço é comum nos manguezais litorâneos, berçário natural dos cavalos-marinhos.
“Eles são ameaçados no mundo inteiro por dois principais fatores: a degradação e perda de habitat e a exploração humana, através da pesca, captura pra um comércio que é insustentável, multimilionário, ilegal e envolve mais de 92 países. Então são toneladas e toneladas de cavalos-marinhos sendo retirados do ambiente natural sem que esses estoques naturais consigam se recompor”, explicou Laura.
Desde 2014 uma portaria do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibi a captura e venda do animal em todo o Brasil. Quem descumprir pode ser preso e pagar multa de R$ 2 mil por animal apreendido.
Segundo moradores nativos da região, há 30 anos era possível ver muitos desses peixes na região. “Em 1982/83 tinha bastante cavalo-marinho aqui, nós pegávamos de 400 cavalos-marinhos por maré. Hoje em dia, vem uns quatro”, afirmou o pescador Gildo de Araújo.
Investigação
Em setembro deste ano, a Polícia Federal (PF) prendeu dois homens chineses suspeitos de contrabandear barbatanas de tubarão e cavalos-marinhos. Atualmente, a PF investiga uma rede nacional de pessoas que podem estar ligadas a um esquema de tráfico internacional de espécies em extinção.
“Estamos investigando a relação dessas pessoas que foram presas e desse material apreendido com outras situações de apreensão de barbatanas de tubarão em outras regiões do Brasil. Esquema que movimenta muito dinheiro e que envolve pessoas e provavelmente empresas de diversos estados”, explicou o delegado da PF, Albert Moura.
Os homens foram presos em Parnaíba, no litoral do Piauí, suspeitos de contrabandear barbatanas de tubarão e cavalos-marinhos. O material foi encontrado na casa deles, no bairro Nova Parnaíba.