Você já ouviu falar que os animais de estimação geralmente se parecem com o tutor? Existe até uma campanha publicitária que brinca com as características físicas de cães e seus respectivos tutores. Pois pelo visto, os cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, agora querem provar que pets e seus tutores também apresentam personalidades semelhantes.
De acordo com o site do canal CNN, a exemplo dos felinos, seus tutores tendem a ser mais anti-sociais e introspectivos, enquanto os que cuidam de cães são mais extrovertidos e meticulosos. E para chegar a tais conclusões, a equipe chefiada pelo psicólogo Sam Gosling disponibilizou um questionário online para que os tutores desses pets respondessem.
Foram cerca de 4,5 mil entrevistados, que responderam sobre sua personalidade e inclinações pessoais. Eles também tiveram que responder se eles preferiam cães, gatos, ambos ou nenhum dos dois. Constatou-se então que pessoas que preferem cães são mais sociáveis e gostam de sair de casa. Por outro lado, quem prefere os bichanos tendem a ser mais neuróticos, mas também mais criativos, mente aberta e não gostam de rotina.
É importante lembrar que tais tendências independem do sexo dos entrevistados, mas não determinam 100% dos casos. Em entrevista ao site, Sam Gosling explica que seria generalização afirmar que todos os tutores de cães são extrovertidos e que sua pesquisa ajuda apenas em casos que você não conhece absolutamente nada sobre a pessoa e gostaria de ter um bom palpite.
Segundo o psicólogo, saber mais sobre a personalidade de cada um auxilia na hora da escolha do pet ideal para cada pessoa, além de auxiliar nas sessões de terapia. A pesquisa também teve o propósito de responder a seguinte dúvida: será que são as pessoas que escolhem os animais de acordo com a personalidade delas, ou os animais que mudam a personalidade de seus tutores? Esta questão ainda não obteve resposta.
O estudo completo sobre a personalidade de tutores de cães e gatos será publicado no Journal Anthrozoos, em setembro.
Fonte: PetMag