Quando o seu cão demonstra gostar de você, ele abana o rabo, certo? Segundo uma pesquisa feita com 12 cães de diferentes raças, os animais levantam a “sobrancelha” esquerda numa primeira demonstração do reconhecimento do tutor.
Essa e outras particularidades foram descobertas numa experiência que colocou os animais domésticos atrás de uma cortina que era aberta rapidamente, revelando quatro surpresas por apenas 800 milésimos de segundo: eles poderiam ver o tutor, uma pessoa desconhecida, um brinquedo preferido ou um objeto que lhes suscitasse medo.
Os cães tiveram pontos marcados nas suas faces (especificamente no centro do crânio, nas orelhas e nas áreas acima dos olhos, a “sobrancelha” como foi apelidada no estudo), permitindo aos cientistas detalhar mudanças de feição realizadas em cada uma das situações.
Assim, foi descoberto que o cão levanta as duas áreas acima dos olhos ao encarar subitamente um estranho – mas ergue mais alto ainda a “sobrancelha” esquerda quando reconhece o tutor.
Já o brinquedo favorito não empolga muito o animal: nenhuma das raças esboçou uma reação especial ao ver uma bolinha, por exemplo. O objeto indesejado – que, no estudo, foi um cortador de unhas -, contudo, fez com que os cães movessem ligeiramente para trás as suas orelhas direitas, demonstrando cautela.
A pesquisa, publicada na revista científica Behavioural Processes, destaca mais detalhes sobre o funcionamento cerebral desses animais domésticos e já levanta controvérsias ao atribuir ao lado esquerdo do cérebro comportamentos antes ligados ao lado direito do órgão.
Fonte: Diário Digital