Gatos são carnívoros, ou pelo menos era isso o que se pensava. Um novo estudo revela que os gatos são mais saudáveis quando alimentados com dietas veganas. A pesquisa, publicada nesta quarta-feira (13) na revista científica PLOS ONE, é a maior sobre o assunto até o momento. Durante a investigação, 1.369 gatos foram alimentados com comida vegana ou à base de carne por pelo menos um ano. Os animais alimentados com dietas veganas tiveram melhores resultados para cada um dos sete indicadores gerais de saúde estudados.
Primeiro, foram controladas estatisticamente as diferenças entre os grupos de dieta em relação à idade, sexo, status de castração e localização principal, ou seja, se o gato vive dentro de casa ou solto. Em seguida, foram calculadas as reduções de risco para gatos com uma certa média de idade e outras características. Para gatos comuns alimentados com dietas veganas, os resultados foram:
– Redução de 7% em visitas veterinárias por possível doença;
– Redução de 15% no uso de medicamentos;
– Redução de 55% na progressão para uma dieta por necessidade médica;
– Redução de 4% em avaliações veterinárias de indisposição geral;
– Redução de 8% em avaliações veterinárias de doenças mais graves;
– Redução de 23% em doenças graves na opinião do tutor;
– Redução de 16% no número de distúrbios em gatos doentes.
Nenhuma das reduções foi estatisticamente significativa, mas em conjunto elas revelam uma forte tendência. Além disso, foi estudada a prevalência dos 22 distúrbios de saúde felina mais comuns, sendo que 42% dos gatos alimentados com carne e 37% dos gatos alimentados com dietas veganas apresentaram pelo menos um distúrbio de saúde. Além disso, 15 distúrbios foram mais comuns em gatos alimentados com carne, e sete foram mais comuns em gatos alimentados com dietas veganas.
O especialista em Bem-Estar Animal, Andrew Knight, professor adjunto da Escola de Ciência e Meio Ambiente da Universidade Griffith, na Austrália, liderou o estudo sobre os impactos da dieta vegana em felinos. Ele declarou que, “para cada indicador geral de saúde estudado, os gatos tiveram melhores resultados de saúde quando alimentados com dietas veganas. Isso representa uma tendência forte e consistente. Além disso, indica que os fabricantes de alimentos para animais domésticos estão agora projetando e criando alimentos para animais domésticos veganos que incluem todos os nutrientes necessários, mas com menos dos perigos dietéticos que são prevalentes nos alimentos à base de carne. Gatos que consomem dietas veganas são mais saudáveis, como resultado disso.”
Os novos resultados do estudo estão em concordância com os de outras pesquisas recentes. Em 2021, a nutricionista veterinária Dra. Sarah Dodd e seus colegas publicaram um estudo analisando 1.026 gatos, dos quais 187 foram alimentados com dietas veganas. Tutores dos gatos alimentados com dietas veganas relatam com frequência a boa saúde de seus animais. Suas condições corporais eram mais ideais e eles eram menos propensos a sofrerem de distúrbios gastrointestinais e hepáticos do que gatos alimentados com carne. Além disso, nenhum distúrbio de saúde foi mais comum em gatos alimentados com dietas veganas.
A veterinária Dra. Lorelei Wakefield e seus colegas encontraram resultados igualmente positivos para 34 gatos alimentados com dietas vegetarianas, sendo que quase todos eram veganos, em comparação com 52 gatos que consumiam alimentos à base de carne. Até o momento, nenhum estudo em larga escala sobre a saúde de gatos veganos mostrou resultados negativos em relação a essa dieta. Esses estudos estão disponíveis neste link.
O professor Knight declarou que “isso oferece um potencial empolgante para melhorar não apenas a saúde felina, mas também para abordar os impactos ambientais significativos do setor pecuário, criados pela produção de alimentos para animais de estimação. No entanto, para proteger a saúde de nossos amigos felinos, é importante que os tutores ofereçam aos seus gatos apenas comida para animais de estimação veganos comerciais rotulados como nutricionalmente completos, produzidos por empresas respeitáveis com boas normas.”
Fonte: CNN