EnglishEspañolPortuguês

CARINHO

Estudo aponta que cachorros entendem 'eu te amo' e ficam animados

Um estudo da Canine Cottages mostrou que a frequência cardíaca dos animais subiu em 46% após a demonstração de amor

29 de março de 2025
Maria Clara Pinheiro
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Canva Equipes/halfpoint

A maioria das pessoas tem o costume de falar com seus cachorros. Quem nunca perguntou o que o peludinho queria depois de ouvi-lo latir, ou chegou em casa e avisou o animal? Na Internet, vemos diversos vídeos demonstrando estes instantes.

Mas o que os internautas talvez não saibam é que os animais realmente podem nos compreender! Um estudo da Canine Cottages mostrou que a frequência cardíaca dos cachorros aumenta quando falamos “eu te amo” para eles.

A pesquisa

A fim de descobrir o que anima os animais, por sete dias, pesquisadores acompanharam os batimentos de quatro filhotes de raças diferentes, através de coleiras especiais de monitoramento. Ao final do experimento, eles identificaram que, ao ouvirem um “eu te amo” dos tutores, a frequência cardíaca dos cães subiu em 46%, alterando de 67 bpm para 98 bpm. Desta forma, os cientistas entenderam que os animais ficavam agitados com a demonstração de amor.

Além disso, a pesquisa se dedicou a encontrar o que acalmava os animais. Assim, foi descoberto que um abraço do tutor faz com que os batimentos dos cães diminuam, em média, 23%, reduzindo para 52 bpm.

No entanto, não são somente os animais que reagem aos humanos. Isso porque nós também reagimos a eles. Após monitorar o ritmo cardíaco dos participantes, que ficaram um tempo distante dos peludinhos, o experimento apontou que a pulsação dos tutores aumentou em 10% quando se reuniram.

Como os cachorros demonstram amor

Enquanto manifestamos o carinho através de palavras, os cachorros recorrem às atitudes. De acordo com especialistas, as demonstrações de amor dos animais ocorrem quando se aninham ao lado do tutor, abanam o rabo, pulam ou levam algum brinquedo.

“É interessante ver todas as maneiras estranhas e maravilhosas com que nossos animais de estimação demonstram seu amor por nós. A partir desses dados, agora, podemos dizer oficialmente que nossos cães realmente nos amam!”, afirmou a veterinária Heather Venkat, à ‘People’.

Fonte: Terra

    Você viu?

    Ir para o topo