EnglishEspañolPortuguês

PROTEÇÃO

Estradas são fechadas por seis semanas para que anfíbios possam atravessá-las em segurança

Esse bloqueio acontece na Inglaterra desde 2003

16 de fevereiro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Adobe Stock

Voluntários e ativistas conseguiram garantir que uma estrada comumente atravessada por sapos, rãs e tritões seja novamente fechada durante as seis semanas mais movimentadas da temporada de reprodução. Charlcombe Lane, em Bath, Reino Unido, permanecerá fechada até 25 de março. Durante esse período, milhares de anfíbios se aventurarão pela estrada para chegar ao seu lago de reprodução em um vale abaixo.

O Conselho de Bath and North East Somerset concordou em fechar a estrada a cada primavera desde 2003. Voluntários locais do Charlcombe Toad Rescue Group supervisionam as travessias e ajudam sapos, rãs e tritões a chegar em segurança.

Estradas que cruzam rotas de migração são uma das principais causas da queda nas populações de sapos no Reino Unido. Os anfíbios geralmente migram após o anoitecer em fevereiro e março. Seu tamanho pequeno e cor os tornam extremamente vulneráveis quando veículos estão na estrada.

A Lei de Meio Ambiente Natural e Comunidades Rurais de 2006 determina que todos os órgãos públicos têm um “dever de biodiversidade”. O fechamento das estradas dá aos anfíbios uma melhor chance de atravessar com segurança.

As estradas não são a única ameaça aos anfíbios no Reino Unido. Outra razão importante para o declínio de suas populações é a perda de habitats terrestres devido à agricultura intensiva. Da mesma forma, a poluição proveniente de mega-fazendas é uma grande ameaça aos seus habitats aquáticos.

Além disso, não são apenas os sapos que estão em risco. Um relatório do ano passado descobriu que uma em cada seis espécies está em risco de extinção no Reino Unido. As atividades humanas, desde a construção de estradas até a agricultura, representam um risco significativo para a vida natural e a biodiversidade do país.

    Você viu?

    Ir para o topo