A Polícia Militar apreendeu 47 animais que seriam ou foram usados na farra do boi na Grande Florianópolis. O número foi menor do que o registrado em 2010, quando 60 foram recolhidos.
Os confrontos entre policiais e farristas também diminuíram, de 14 para oito neste ano. A quantidade de pessoas detidas por desrespeitar a lei e incitar ou praticar a farra permaneceu quase a mesma: 24 em 2010 e 25 em 2011.
Os números registrados até esta terça-feira são considerados positivos pela Polícia Militar. A instituição atribuiu a queda de apreensões e detenções à divulgação antecipada das operações da PM e o engajamento da comunidade em denunciar a prática.
“A pessoas já sabiam que faríamos operações de fiscalização, por isso, neste ano, a farra não foi algo tão livre”, comentou o Major Reus.
O protocolo de cooperação assinado entre a PM e outros órgãos públicos e não governamentais, segundo o Major, também surtiu efeito e conseguiu levar a conscientização para dentro das escolas.
A expectativa da PM é que no próximo ano os números sejam ainda menores, pois a intenção da entidade é investir em campanhas educacionais e aumentar a fiscalização.
“A tendência da farra é diminuir, além de ser crime, o número de adeptos está cada vez menor”, estima.
A maior incidência de farras aconteceu em Governador Celso Ramos onde 19 bois recolhidos e sete detidos. Florianópolis vem na sequência, com 13 apreensões de animais e seis detenções.
DIÁRIO CATARINENSE
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,0,3288201,Em-2011-a-PM-apreendeu-47-animais-que-seriam-usados-na-farra-do-boi-em-Santa-Catarina.html