EnglishEspañolPortuguês

PROTEÇÃO

Estado indiano inicia cultivo de arroz e banana em florestas para afastar elefantes de vilarejos e alimentá-los

As áreas podem ser desenvolvidas como lotes exclusivos para grãos ou banana, ou integradas a prados existentes.

12 de setembro de 2025
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: The New Indian Express

Para evitar que elefantes saiam das florestas em busca de comida e causem conflitos, o estado de Orissa, na Índia, começou a plantar arroz e banana dentro das áreas de mata. O objetivo é fornecer uma fonte de alimento abundante para os elefantes, mantendo-os dentro de seus habitats naturais, e, assim, proteger tanto eles quanto os vilarejos das redondezas.

Semanas após o ministro-chefe Orissa, Mohan Charan Majhi, orientar as autoridades florestais a iniciarem o cultivo de arroz dentro das florestas para conter o crescente conflito entre humanos e elefantes, o departamento estadual de vida selvagem pediu a oficiais florestais divisionais (DFOs) que identifiquem terras adequadas para esse fim.

Em uma carta a todos os DFOs territoriais e de vida selvagem, o PCCF (Vida Selvagem) Prem Kumar Jha instruiu que eles destinem pelo menos 15 hectares de espaço aberto, em vários lotes, para o desenvolvimento de prados. Desse total, 10 hectares serão usados para plantar variedades locais de grãos, enquanto outros 5 hectares serão plantados com variedades locais de banana.

Jha disse que as plantações podem ser cercadas inicialmente até que as culturas estejam estabelecidas, após o que seriam gradualmente disponibilizadas para elefantes e outros herbívoros. As áreas podem ser desenvolvidas como lotes exclusivos para grãos ou banana, ou integradas a prados já existentes.

Ele enfatizou que o enriquecimento do habitat é uma intervenção fundamental na conservação da vida selvagem, particularmente para elefantes e herbívoros. Medidas como o desenvolvimento de prados com plantas forrageiras e frutíferas, conservação do solo e da umidade e criação de corpos d’água já estão sendo implementadas como parte do manejo da vida selvagem.

“Ênfase especial tem sido dada ao cultivo de grãos como arroz, milho, sorgo e gramíneas locais em clareiras florestais para aumentar a disponibilidade de alimentos para os elefantes e reduzir sua incursão em habitações humanas”, declarou Jha, acrescentando que a abordagem também foi destacada no recente workshop internacional sobre conflito entre humanos e elefantes.

Majhi já havia instado os DFOs, durante sua conferência, a cultivarem arroz em terras florestais abertas para fornecer forragem para os elefantes e conter invasões a propriedades agrícolas. Ele também reiterou a proposta no workshop sobre conflito entre humanos e elefantes, enfatizando a necessidade de proteger as vilas no limite das florestas.

Traduzido de The New Indian Express.

    Você viu?

    Ir para o topo