Áreas de um parque nacional de Los Angeles, nos Estados Unidos, foram fechadas e evacuadas depois que autoridades identificaram um esquilo infectado com peste negra.
Exames de rotina acusaram a doença no roedor e, logo em seguida, autoridades deram ordens para que os visitantes da Floresta Nacional de Angeles deixassem o local.
Ainda segundo as autoridades, não há indícios de que pessoas, outros esquilos ou animais que estavam no parque estejam contaminadas.
A peste negra, também conhecida como peste bubônica, é uma infecção causada por uma bactéria transmitida pela picada de pulgas infectadas. Se não for tratada com antibióticos, pode matar.
Durante a Idade Média, a doença matou 25 milhões de pessoas na Europa.
Mais testes
Desde 1984, foram registrados quatro casos de peste bubônica em Los Angeles, nenhum deles fatal. Autoridades vão realizar mais testes em outros esquilos antes que o parque seja reaberto ao público.
Jonathan Fielding, diretor do Departamento de Saúde Pública do Condado de Los Angeles, disse à BBC que as tocas dos esquilos serão limpas para reduzir a população de pulgas. Não há informações sobre a morte de qualquer um dos animais que vivam no parque.
Fonte: G1