Duas semanas após o Pantanal de Mato Grosso do Sul bater 1 milhão de hectares queimados, a fazenda San Francisco, em Miranda (MS), registrou nessa quarta-feira (14) o aparecimento de uma mãe e um filhote de onça-pintada.
“Emoção e beleza no safári da Fazenda San Francisco! Hoje, tivemos a honra de avistar uma majestosa onça com seus dois filhotes, um espetáculo da natureza [..]”, comemorou a fazenda em um post nas redes sociais.
No inicio de agosto, um outro filhote de onça-pintada também foi flagrado no mesmo local, fugindo do fogo.
“Nessa imagem tem um filhote de onça-pintada de uma das fêmeas que tá na fazenda com dois filhotes. Essa fêmea anda bastante pela trilha e com fogo que chegou na área que eles estão, a fêmea já tinha conseguido sair. Ela atravessou o canal que tem um pouco acima da onde foi gravado esse vídeo e o filhote, um deles, saiu por essa ponte que atravessa o canal”, contou o coordenador do Projeto Jaguatirica, Henrique Concone.
Outro avistamento
Um dia antes de um redemoinho gigante de fogo ameaçar o santuário de onças, também em Miranda (MS), o biólogo Lucas Morgado, conseguiu registrar um outro caso de amor entre mãe e filhote.
Morgado contou que o filhote, curioso, tentava acompanhar a mãe, dentro do Refúgio Ecológico Caiman.
“Essa foi a primeira vez que vi o filhote passeando com a mãe. Aracy teve dois bebês, mas apenas um sobreviveu, esse que está com em torno de 5 meses. Foi bem legal ver essa interação entre eles”, conta Lucas Morgado.
“A mãe está acostumada com a nossa presença e ela tenta incentivar o filhote a chegar perto, o encorajando, porque a onça sabia que não íamos fazer nenhum mal a eles”, descreve o biólogo.
Fonte: G1