EnglishEspañolPortuguês

LONGA JORNADA

Esperança: 60 bebês de crocodilos-siameses nascem no Camboja; espécie volta da beira da extinção

19 de julho de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: BROS POV/FAUNA & FLORA

Uma boa notícia para a natureza: nasceram no Camboja 60 bebês crocodilos siameses. Segundo conservacionistas, é um recorde de nascimentos neste século para essa que é uma espécie ameaçada de extinção.

Moradores locais descobriram cinco ninhos em maio – que permaneceram protegidos 24 horas por dia –, e os filhotes vieram ao mundo com segurança no final de junho, mas a notícia só foi divulgada esta semana.

No passado, os crocodilos siameses eram encontrados em grande parte do Sudeste Asiático. Porém, décadas de caça e perda de habitat os fizeram entrar para a lista dos animais criticamente ameaçados. Atualmente, há apenas 400 deles no mundo.

“Sessenta novos crocodilos é um tremendo impulso”, disse Pablo Sinovas, que lidera o programa do grupo de conservação Fauna & Flora do Camboja, à BBC. Ele acrescentou que isso foi extremamente encorajador para “esforços colaborativos de conservação”.

O temor era que esses crocodilos estivessem extintos até serem redescobertos no Camboja, em 2000. Desde então, a Fauna & Flora tem trabalhado com autoridades locais para estabelecer um programa para criá-los em cativeiro antes de libertá-los em habitats adequados nas Montanhas Cardamomo.

A partir de 2012, o programa soltou 196 crocodilos siamases na natureza. E, mesmo após serem liberados, guardas da comunidade local fazem patrulhas regulares nas montanhas para garantir que eles permaneçam seguros.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo