Uma boa notícia para a natureza: nasceram no Camboja 60 bebês crocodilos siameses. Segundo conservacionistas, é um recorde de nascimentos neste século para essa que é uma espécie ameaçada de extinção.
Moradores locais descobriram cinco ninhos em maio – que permaneceram protegidos 24 horas por dia –, e os filhotes vieram ao mundo com segurança no final de junho, mas a notícia só foi divulgada esta semana.
No passado, os crocodilos siameses eram encontrados em grande parte do Sudeste Asiático. Porém, décadas de caça e perda de habitat os fizeram entrar para a lista dos animais criticamente ameaçados. Atualmente, há apenas 400 deles no mundo.
“Sessenta novos crocodilos é um tremendo impulso”, disse Pablo Sinovas, que lidera o programa do grupo de conservação Fauna & Flora do Camboja, à BBC. Ele acrescentou que isso foi extremamente encorajador para “esforços colaborativos de conservação”.
O temor era que esses crocodilos estivessem extintos até serem redescobertos no Camboja, em 2000. Desde então, a Fauna & Flora tem trabalhado com autoridades locais para estabelecer um programa para criá-los em cativeiro antes de libertá-los em habitats adequados nas Montanhas Cardamomo.
A partir de 2012, o programa soltou 196 crocodilos siamases na natureza. E, mesmo após serem liberados, guardas da comunidade local fazem patrulhas regulares nas montanhas para garantir que eles permaneçam seguros.
🐊 New hope for critically endangered Siamese crocodiles!
60 eggs hatched in Cambodia’s Cardamom National Park, the largest breeding record this century. Decades of hunting and habitat loss threatened them, but conservation efforts are firmly paying off. https://t.co/SRDSSXKrpG pic.twitter.com/amoYQq30pv
— Fauna & Flora (@FaunaFloraInt) July 18, 2024
Fonte: Um Só Planeta