EnglishEspañolPortuguês

COOPERAÇÃO

Espécies de pássaros que costumam ser territoriais estão se unindo para acessar fontes de água com segurança

15 de abril de 2025
Kristen Lawrence
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ron Knight | Wikimedia Commons

Pesquisadores da Universidade Charles Darwin, na Austrália, descobriram que aves normalmente territoriais estão formando alianças com outras espécies de aves para acessar fontes de água com segurança.

Embora comovente, esse é um exemplo de como o aquecimento do planeta está mudando o comportamento dos animais.

O que está acontecendo

Segundo um comunicado da CDU, os honeyeaters de penacho branco — que normalmente não gostam de compartilhar alimentos e água escassos — começaram a fazer amizade com outras aves para localizar poços de água cada vez mais raros.

Simon Votto, doutorando que liderou a pesquisa sobre o comportamento inesperado dessas aves, explicou que os honeyeaters dependem principalmente da água contida no néctar para se hidratar, em vez de água de superfície.

No entanto, quando as temperaturas ultrapassaram os 35 °C, ele observou que as aves passaram a beber mais frequentemente nos poços de água, mas sempre faziam isso acompanhadas.

“Eu esperava que, em situações de escassez de água durante verões quentes e secos, os honeyeaters tentassem defender esses locais, mas na verdade descobrimos que eles frequentemente iam aos poços de água junto com outras aves”, disse Votto.

“Uma possível explicação para isso é que eles fazem isso para reduzir o risco de predação individual ao beber com outras espécies — várias vezes, observei honeyeaters esperando espécies como tentilhões entrarem primeiro para beber, e então os seguiam.”

Por que isso importa

O fato de os honeyeaters de penacho branco estarem se tornando mais sociáveis é uma faca de dois gumes. Embora seja positivo que tentilhões e honeyeaters estejam se unindo para acessar recursos hídricos essenciais, também é um sinal de que as espécies estão sob maior pressão devido ao superaquecimento do planeta.

E, com temperaturas recordes sendo registradas na Austrália até mesmo durante o inverno, os animais têm poucas oportunidades de descanso.

Apesar de os honeyeaters de penacho branco serem adaptáveis e conseguirem ir até ambientes urbanos em busca de água durante períodos de seca, isso aumenta suas chances de encontros com animais domésticos, como cães e gatos, segundo a organização Birds in Backyards.

Traduzido de The Cool Down

    Você viu?

    Ir para o topo