Uma espécie de tartaruga das ilhas Galápagos que se acreditava extinta há 100 foi encontrada com vida. A informação foi divulgada em um estudo publicado na revista Communications Biology, nessa quinta-feira.
A última vez que uma tartaruga Chelonoidis phantasticu havia sido vista na natureza foi em 1906, quando a espécie foi identificada pelo explorador americano Rollo Beck.
“Tudo o que sabíamos acerca dessa espécie indicava que ela havia sido extinta. Então, é algo muito importante que ela tenha aparecido”, disse, ao The Guardian, Stephen Gaughran, biólogo e pesquisador da Universidade de Princeton e um dos autores do estudo.
O espécime identificado pelos pesquisadores é uma fêmea, batizada de Fernanda, em homenagem a ilha do arquipélago equatoriano em que foi encontrada, Fernandina.
O animal foi identificado em 2019 e, ao longo dos últimos anos, testes de DNA foram conduzidos para confirmar se tratar da espécie.
A tartaruga Fernanda tem cerca de 50 anos, segundo os cientistas. Ela também é menor do que o esperado, o que levantou dúvidas no início quanto a se tratar realmente de um exemplar da espécie Chelonoidis phantasticu.
Fonte: O Globo