Em meio às florestas tropicais do norte da Colômbia, um dos primatas mais ameaçados do planeta tenta sobreviver à despeito de um século de pressões humanas. O sagui-de-topete-algodão (Saguinus oedipus), conhecido pela “juba punk”, luta pela sua conservação: restam menos de 7.500 na natureza, segundo estimativas mais recentes.
A espécie é endêmica – só existe numa faixa restrita de floresta tropical seca colombiana — um dos ecossistemas mais degradados da continente americano. Hoje, apenas 8% do habitat original permanece de pé. Lá, a expansão agropecuária e exploração madeireira são as vilãs, informa o The Guardian.
Curiosidade
Pesando cerca de meio quilo, o sagui-de-topete-algodão vive em grupos familiares pequenos e altamente cooperativos. Como característica, possui um repertório vocal complexo, defende território e demonstra comportamentos sociais sofisticados, como cuidado coletivo com filhotes e vigilância compartilhada.
Além do visual diferenciado, marcado pela crista branca que o fez ganhar fama mundial, o animal desempenha funções essenciais no ecossistema: dispersa sementes, auxilia na polinização e ajuda a controlar insetos.
Proteção
Para reverter a trajetória que ameaça a espécie, organizações como a Fundación Proyecto Tití lideram iniciativas de restauração florestal. A estratégia combina três frentes: restauração de áreas degradadas, trabalho com agricultores locais, além de monitoramento de grupos de saguis.
Segundo o jornal britânico, o esforço, que hoje envolve ex-lenhadores, produtores rurais, biólogos e guardas ambientais, tem permitido recuperar corredores ecológicos essenciais para a movimentação dos animais. Em algumas áreas restauradas, os saguis já voltaram a aparecer com mais constância.
A situação atual da espécie expõe um risco iminente. Na década de 1960 e 70, dezenas de milhares de saguis foram capturados e enviados aos Estados Unidos para pesquisas. Mais recentemente, o tráfico de animais silvestres continua a retirar indivíduos da natureza, vendendo-os como pets exóticos.
Fonte: Um só Planeta