A Prefeitura de Maricá fez o segundo registro de um jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi), também conhecido como gato-mourisco, no Refúgio de Vida Silvestre Municipal de Maricá, uma área de de nove mil hectares, que corresponde a 25% do total da cidade. O mamífero carnívoro da família dos felídeos foi flagrado, pela primeira vez, em janeiro deste ano. O segundo registro do animal foi feito nos dias 18 e 23 de novembro, respectivamente, mostrando dois animais diferentes em uma mesma área.
O gato-mourisco é um animal ameaçado de extinção, presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e vulnerável pelo ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O jaguarundi é um felino com aparência bastante distinta. Com cabeça pequena e achatada, orelhas curtas e arredondadas, ele tem as pernas curtas e a cauda muito longa. Possui coloração variando do preto, castanho escuro e avermelhado. Eles estão comumente associados a florestas.
As imagens acima foram captadas por câmeras fotográficas ativadas por um sensor de presença. Quando o animal passa, o sensor identifica e dispara a foto ou vídeo. Com os equipamentos, já foi possível flagrar imagens de onça-parda (Puma concolor), gato maracajá (Leopardus Wiedii), tamanduá mirim (Tamandua tetradactyla), cachorro do mato (Cerdocyon thous), entre outros bichos.
Fonte: O Globo