Um filhote de toninha (Pontoporia blainvillei), espécie ameaçada de extinção, foi encontrado encalhado em Balneário Arroio do Silva, no Extremo Sul de Santa Catarina, no último sábado (07/12). Ele pesa 3,8 quilos e mede cerca de 70 centímetros.
Segundo o laboratório de Zoologia da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), filhote é mantido em uma piscina com água salgada e temperatura controlada, sob monitoramento contínuo de uma equipe especializada com médicos veterinários, biólogos, tratadores e voluntários.
O manejo clínico inclui fluidoterapia e alimentação via sonda com uma fórmula nutricional específica, administrada de maneira gradual para garantir a estabilização do animal. Episódios de desconforto abdominal são tratados com massagens e medicamentos adequados, com o objetivo de aliviar os sintomas e promover o bem-estar do filhote.
De acordo com especialistas, os filhotes de toninhas são altamente sensíveis ao estresse, o que exige um ambiente controlado, com níveis reduzidos de ruído e luminosidade.
No fim de novembro, outro filhote de toninha foi encontrado vivo na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Foi o primeiro registro de Santa Catarina em 2024.
Fonte: ND Mais