EnglishEspañolPortuguês

Especialista desvenda alguns mitos sobre tubarões

30 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato  (da Redação)

O Discovery Channel lançou nos EUA a 23ª Semana do Tubarão mostrando uma série de programas especiais sobre tubarões. Apesar da popularidade da Semana do Tubarão, ainda existem muitos mitos em torno deles. O especialista em tubarões e cineasta Jeff Kurr, de “Ultimate Air Jaws”, quebrou os principais mitos a respeito de tubarões, mostrando que não são a máquina assassina que o cinema difundiu.

Mito 1– Tubarões são estúpidos- FALSO: Em alguns quesitos, tubarões são mais espertos que seres humanos! Desde pequenos, os tubarões brancos aprendem a caçar focas encurralando-as por baixo e saltando para o ar. Eles até praticam a técnica para aperfeiçoá-la. E se você considerar que tubarões veem no escuro, detectam presas a uma milha de distância com sentidos aguçados, e navegam o planeta sem se perder, você pode concluir que são peixes um tanto astutos.

Mito 2– Tubarões são comedores de pessoas – FALSO: Filmando Ultimate Air Jaws para a Semana do Tubarão, descobrimos uma praia em que tubarões e pessoas compartilham as mesmas ondas todos os dias. Poderia ser um banho de sangue, mas esses tubarões não têm interesse algum em pessoas. Nossa intenção é provar que os tubarões brancos e pessoas podem coexistir na mesma praia sem ataque algum, e uma das formas de se fazer isso ali era andar de caiaque ao meio deles.

Mito 3– Tubarões são praticamente ‘narizes que nadam’ – FALSO: Sim, os tubarões têm ótimo olfato,  mas muitas espécies têm também ótima visão, incluindo de cores, e ótima audição. Aliás, eles têm um sentido extra, que detecta campos elétricos liberados por todos os seres vivos.

Mito 4– Tubarões comem praticamente tudo – FALSO: Filmando Ultimate Air Jaws, descobriu-se que o grande a maioria dos tubarões tem uma comida preferida e raramente muda o cardápio.

Mito 5– Tubarões não têm câncer – FALSO: Esse mito absurdo causou o massacre de diversas espécies por comerciantes que vendem “pílulas de tubarão”, que supostamente curariam o câncer. Os tubarões realmente têm um sistema imune forte, mas torturá-los e matá-los para vender pílulas de sua cartilagem é o mesmo que comer uma árvore e esperar que nasçam troncos em sua cabeça.

Com informações do Yahoo TV

Você viu?

Ir para o topo