Centenas de animais que seriam explorados e mortos para consumo humano tiveram suas vidas salvas por Ismael Dobarganes. O espanhol de 42 anos é vegano e fundador de um santuário que abriga vítimas da agropecuária.
A ideia de fundar um santuário teve relação com uma promessa que Ismael fez a uma vaquinha explorada para a produção de leite. Após conhecê-la, o vegano prometeu que dedicaria a própria vida a salvar animais que sofriam como ela.
Com isso, Ismael passou a resgatar animais que sofreram maus-tratos e que tinham como destino o matadouro. Desde 2012, o espanhol os acolhe no Santuário de Gaia, localizado em Girona.
Atualmente, mais de 500 animais vivem na propriedade, dentre galinhas, ovelhas, bezerros, porcos, vacas e veados que estariam mortos se não tivessem recebido a chance que Ismael os deu. Todos foram resgatados em condições críticas enquanto lutavam para sobreviver em meio à exploração e aos maus-tratos. As informações são do Notícias ao Minuto.
Junto do espanhol, diversos voluntários se uniram para somar forças em prol do sonho de manter o santuário em pleno funcionamento para garantir uma vida nova a animais que só conheceram o sofrimento.
Para expandir a onda de conscientização, Ismael tornou-se, inclusive, autor do livro “Animais como tu”, no qual conta, segundo ele, “as histórias mais belas da fundação do Santuário de Gaia”.