Um grupo de diversas mulheres seminuas cobertas de sangue falso fizeram um protesto em frente ao consulado canadense em Barcelona, na segunda-feira (15), contra a caça anual de focas.
As ativistas dos direitos dos animais deitaram no chão da Praça de Catalunha, enquanto os homens, vestidos como os caçadores, fingiam bater nelas com varas.
A caça anual na costa atlântica do Canadá “é uma realidade sangrenta” a cada ano, disse o responsável pelo grupo de direitos dos animais AnimaNaturalis, que organizou o protesto.
A caça é permitida por “razões comerciais” e “se esconde atrás do falso argumento de que uma superpopulação de focas prejudica a população de bacalhau ao largo da costa do Canadá”, disse Jonathan Torralba, chefe de comunicação de AnimaNaturalis em Espanha. “Na verdade, isso é devido ao excesso de pesca e não a um excesso de focas.”
Cerca de 6.000 canadenses participam da caça às focas a cada ano. Em julho de 2009, a União Europeia aprovou a proibição de produtos derivados da foca, decidindo que as mercadorias não poderão ser comercializados a partir de 2010.
Em novembro, o Canadá apresentou uma queixa formal na Organização Mundial do Comércio contra a proibição da UE sobre produtos derivados importados, alegando violação das regras de comércio.
Fonte: AFP