Por Solange Peretti (da Redação)
A WWF realizou nesta segunda-feira (18) uma segunda reunião – a primeira foi em março – com as entidades que têm competências na infra-estrutura viária e ferroviária da região – O Ministério de Obras , Habitação e Infra-estrutura, e o Administrador de Infra-estruturas Ferroviárias (ADIF) – para trabalhar as causas e possíveis medidas paliativas para evitar atropelamentos de linces ibéricos registrados na comunidade autônoma de Andaluzia. As informações são do Europa Press.
O responsável pelo projeto LIFE pela WWF, Ramón Pérez de Ayala, explicou à Europa Press que neste encontro o conselho fez um estudo em todas as estradas afetadas e as medidas que deveriam ser tomadas. Em sua opinião, os conservacionistas entendem que “o momento é complicado economicamente”, por isso “ não iremos com a carta aos Reis Magos”, se bem que pedem um “mínimo” de compromisso cristalizado nas medidas “urgentes” e de baixo custo.
Como exemplo, Pérez de Ayala citou a reparação da cerca do perímetro, no quilômetro 310 da Nacional IV entre Andújar e Villanueva de Córdoba, onde se constatou quatro atropelamentos no último ano e meio. “É um dos poucos lugares onde há reprodução e os animais cruzam a estrada constantemente”, especificou.
O porta voz ecologista, mesmo assim, citou outros “pontos negros” onde necessitam de uma atuação que, em muitos casos, seria menor, como a A-49 entre Sevilla e Huelva, “um problema imediato mas é muito importante a longo prazo conectar Doñana com Sierra Morena”; o entorno de Guadalmellato (Córdoba), onde “também há atropelamentos, sendo além disso uma zona geográfica complicada”.
WWF foi com a intenção de reivindicar que se aproveite a oportunidade para consertar ou fazer obras em qualquer estrada para “tentar melhorar este aspecto”, finalizou Pérez de Ayala.
Entre as possíveis medidas está o aumento da altura da cerca ou a instalação de iniciativas dissuasivas para que os linces não atravessem zonas próximas às linhas férreas, a instalação de projeções e sinalização de advertência e conscientização na estrada, ou uma das mais importantes, a limpeza das margens, já que o animal costuma se esconder nos cerrados e a ideia é que o condutor possa ver a tempo o lince e este ao carro e ambos se respeitem mutuamente.