Cerca de 1 milhão de pombos-tartaruga migrantes serão poupados depois que as autoridades espanholas concordaram com a proibição de um ano de caça ao pássaro.
A pomba-tartaruga é uma espécie mundialmente ameaçada e é a ave reprodutora mais ameaçada da Grã-Bretanha, com as populações caindo pela metade em apenas cinco anos e possivelmente menos de 2.000 pares restantes.
A modelagem populacional mostrou que os números na Europa Ocidental podem aumentar em até 5% ao ano se a caça for interrompida, embora a principal causa do declínio a longo prazo das espécies seja a intensificação da agricultura, reduzindo a disponibilidade de alimentos.
A maioria das autoridades regionais espanholas concordaram com a proibição da caça da ave quando ela cruzar o país em 2021. Estima-se que 900.000 são mortos a cada ano.
O Dr. Andy Evans, chefe da recuperação global de espécies da RSPB, disse: “Este é um passo muito positivo das autoridades espanholas, porque a Espanha é um país chave na rota de migração das espécies.
“A caça agrava os problemas para essas aves causados pelas mudanças agrícolas, mas ambos os problemas precisam ser enfrentados para salvar a espécie. Ao parar de caçar, as rolas têm uma chance melhor de se recuperar”.
SEO BirdLife, a Sociedade Espanhola de Ornitologia, saudou a notícia, mas pediu às autoridades espanholas que incluam a pomba-tartaruga no catálogo de espécies ameaçadas do país, o que a impediria de ser caçada enquanto permanecer ameaçada. Essa lista também obrigaria as autoridades a desenvolver uma gestão de conservação para ajudar as espécies.