Veterinários e estudantes voluntários de toda a Espanha estão montando centros de atendimento emergenciais para animais nas cidades atingidas pelas enchentes que deixaram o país em estado de emergência na última semana. Eles estão se revezando conforme a disponibilidade e as necessidades dos animais afetados.
Oito dias depois, as ruas continuam cheias de lama e lixo – um foco de bactérias como a leptospirose.
Muitos tutores de animais começaram a carregar seus companheiros enquanto caminhavam pelas ruas lamacentas para evitar que ingerissem água poluída, uma preocupação adicional.
“Os animais que não estão adequadamente vacinados correm alto risco, e é por isso que enfatizamos que é melhor não levá-los para passear do lado de fora”, disse Marian Sancho, uma das veterinárias que trabalha no posto em uma antiga loja.
Os animais são tratados gratuitamente e aqueles que precisam de cuidados maiores são encaminhados para uma clínica universitária no centro de Valência, após uma triagem.
A veterinária Nuria Capdepons disse que os animais receberam antibióticos e antiparasitários para reduzir o risco de zoonose – quando uma doença infecciosa é transmitida de animais para humanos.
Laura, de 20 anos, segurava seu Yorkshire Terrier resgatado, chamado Daly, enquanto Sancho colocava um soro com solução salina para tratar a desidratação.
“Eu a trouxe aqui porque ela não estava se alimentando bem há vários dias, estava vomitando, tinha diarreia e não sabemos o que é”, contou.
Informações de: CNN