Em um impressionante ato de solidariedade humana, mais de 30 baleias-piloto foram devolvidas ao oceano no domingo (24) após encalharem na praia de Ruakākā, no norte da Nova Zelândia. A operação de salvamento, que mobilizou centenas de pessoas, foi feita com o uso de lençóis para levantar e reflutuar os animais.
“É incrível testemunhar o cuidado genuíno e a compaixão que as pessoas demonstraram para com esses animais magníficos”, disse Joel Lauterbach, gerente de operações do Departamento de Conservação da Nova Zelândia (DOC), em declaração. “Esta resposta demonstra a profunda conexão que todos nós compartilhamos com nosso ambiente marinho.”
Uma equipe do DOC retornou ao local nesta segunda-feira e afirmou que não houve relatos ou avistamentos de um novo encalhe. Ainda assim, disse que permanecerá por lá por lá durante todo o dia para monitoramento.
Ponto crítico
A Nova Zelândia é um ponto crítico para o encalhes de mamíferos marinhos, incluindo golfinhos, cachalotes pigmeus e baleias-de-bico. Segundo o Departamento de Conservação do país, cerca de 85 incidentes do tipo são registrados todos os anos, a maioria de animais isolados.
Reportagem da Associated Press replicada pela NBC News destaca que não se sabe com exatidão porque os encalhes acontecem, mas acredita-se que a geografia da nação insular seja um fator. Tanto a Ilha Norte quanto a Ilha Sul apresentam trechos de litoral saliente com praias rasas e inclinadas que podem confundir espécies como baleias-piloto, que dependem da ecolocalização para navegar.
No encalhe do final de semana, foram quase 40 indivíduos da espécie. A maioria foi salvo, mas três adultos e um filhote morreram. Uma cerimônia cultural Māori foi realizada em homenagem a eles – para os povos indígenas da Nova Zelândia, baleias são considerados um taonga (tesouro sagrado).
@nzheraldBetween 30 and 40 pilot whales have stranded on Ruakākā Beach in Northland and members of the public are trying to keep them wet as the tide retreats. One local business owner said there were hundreds of people now on the beach attempting to refloat the whales. “The tide is on its way out so they are keeping them wet by using blankets and towels and buckets of water.” Another local business owner said, “People are urgently needed to get them back in the water.”
Fonte: Um Só Planeta